terça-feira, 31 de maio de 2016

A ATARI e seu console; o ATARI2600.

E ai galera boa noite aos doidos por games, hoje depois de muita preguiça consegui vir postar de novo (kkkk). Foi mal a demora me desculpem, mas hoje venho trazer a historia ou um pouco da historia da grandiosa ATARI.


Bem galera começando então e relembrando um pouco do post passado a ATARI foi fundada em 1972 o ano exato em que Baer conseguiu lançar o odyssey 100 (ver post: o pai dos consoles) bem pensando nessa informação concluo; vejo treta por ai (kkkk).
Pois é em 1972 foi fundada por Nolan Bushnell e Ted Tabney e no mesmo ano já passou a fabricar em massa máquinas que reproduziam o jogo PONG jogo esse né que nosso querido Baer já oferecia em seu console, pois bem, mas como sempre existiram os casos de bons e nem tão bons patrocínios alguns se perguntam a mais porque então a ATARI decolou bem mais que a empresa de Baer?
A, pois é porque né? Simples porque Baer depois de muito trabalho conseguiu patrocínio da MAGNAVOX e já a ATARI tempos depois de seu fundamento e após seu destaque na produção de jogos para árcade ela foi vendida por seu fundador para nada mais nada menos que a Warner.
É mas nem tudo são rosas e algum tempo depois Nolan foi despedido devido ao choque entre seu modo de administrar a empresa e o modo do novo dono que a tinha comprado.
O primeiro console da ATARI foi o ATARI VCS (vídeo system computer) lançado em 1977 mas seu preço era alto então mal foi conhecido e então apenas em 1978 foi sim lançado o famoso ATARI 2600 de longe o maior sucesso da empresa tornando-se depois o ícone da mesma.

 Desde então seu sucesso foi grandioso e nos anos 80 muitas empresas como a SEGA a NINTENDO e a COLECO estavam produzindo jogos para o console que chegavam a milhares de títulos e então entre 1983 e 1984 mesmo ano em que estava sendo lançado no Brasil pela GRADIENTE as vendas nos E.U.A começaram a cair.
No Brasil continuou sendo o vídeo game mais famoso até o fim da década quando a SEGA entrou no mercado com o MASTER SYSTEM (mas isso é assunto para outro post).
Nos E.U.A seu insucesso diante as grandes novas marcas que surgiram a partir da “terceira 

geração” de vídeo games de 8bits causou problemas financeiros para a empresa mas mesmo assim não desistiu e no inicio dos anos 90 investiu forte na produção do LYNX o console portátil que não foi bem aceito quanto o famoso GAME BOY da Nintendo.


Em 1993 ainda tentou seu ultimo suspiro lançando o em parceria com a IBM o JAGUAR console de 64bits e o mais avançado de sua época; ai você pensa agora ufa esse foi foda! Não a carência de jogos e seu alto custo  fez com que sua venda nunca decolasse sendo mais tarde totalmente destruído pelo novo lançamento da Nintendo o NINTENDO64 e também pelo lançamento do primeiro console da SONY o nosso querido e famoso PLAYSTATION.


Sua inabilidade em acompanhar o desenvolvimento da tecnologia fez com que suas divisões fossem vendidas para empresas de informática chegando ao ponto final com a venda da própria marca para a INFOGRAMES em 2001 empresa a qual desde então passou a usar o nome e a logo original da ATARI em seus produtos e assim produzindo jogos de sucesso tais como a serie CIVILIZATIONS
Bom galera doida por games esse foi mais um post na categoria O tempo e seus consoles espero que gostem se gostarem deixem like deixem comentários para eu saber se ta bom ou se tem que melhorar e vamos em frente vlw

Nenhum comentário:

Postar um comentário